dsdsd.png
logo.png

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Física da UFPI desde 2012, reúne renomados pesquisadores em Física e exterior para divulgarem seus trabalhos ao público acadêmico local, popularizando e disseminando o estado da arte da pesquisa científica brasileira estimulando o interesse dos discentes e pesquisadores. 

Palestrantes 

Banner de divulgação

COMISSÃO ORGANIZADORA

UM POUCO SOBRE O PPGFis

opopo.png

    O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Piauí foi recomendado pela CAPES em março de 2007, iniciando em 2008. Atualmente, a área de concentração do programa é FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, com diversas linhas de pesquisa, como: Física Estatística, Física da Matéria Condensada e Mecânica Quântica de Campos, que correspondem diversos assuntos de interesse como Transições de Fase, Propriedades Ópticas e Espectroscópicas de Materiais; Propriedades Térmicas; Propriedades Termo-Ópticas; Espectroscopia Vibracional; Simulação e otimização de estruturas e propriedades físicas de materiais usando cálculos ab-initio, modelo xy, transição de fase quântica, super-rede magnética, fenômenos críticos, dinâmica crítica, nanoestruturas, cristais biológicos, fármacos e óxidos, Mecânica Quântica Relativística, Informação Quântica e dentre outros.

FUc4mw5kM1hVS.gif
anigif.gif

     No início de 2018, foi aprovado junto a Capes o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA da Universidade Federal do Piauí no nível Doutorado. O Programa tinha passado por três ciclos de avaliação, e no terceiro, que corresponde aos anos de 2013, 2014 e 2016, alcançou a nota 4 junto a Capes, conseguindo assim aprovar o Doutorado em Física.

 

      O Programa de Pós-graduação em Física da UFPI conta com uma boa infraestrutura tanto em Física Experimental quanto em Física Teórica. Laboratório de Simulação Computacional Cajuína, Laboratório de Óptica I e II, Laboratório de Física dos Materiais – FisMat, Laboratório de Microscopia de Força Atômica, Laboratório de Medidas Elétricas, Laboratório de Síntese e Laboratório de Fenômenos de Não-Equilíbrio.

        Atualmente, 29 estudantes, 20 na modalidade mestrado acadêmico e 9 na modalidade doutorado, compõem o corpo discente do PPGFis. Nosso corpo docente é composto atualmente por 17 professores permanentes.

      Aqui temos registos/fotos do I Workshop da Pós-Graduação em Física da UFPI, que aconteceram nos dias 28 a 30 de novembro de 2012, no CCN-DF. Os temas abordados envolveram diferentes áreas de pesquisa, como espectroscopia vibracional, mecânica quântica, simulação computacional e física estatística. O evento recebeu 5 visitantes externos: Prof. Dr. Josué Mendes Filho (UFC), Profa.  Dra. Maria Marlúcia Freitas Santiago (UFC), Prof. Dr. André de Pinho (IF-USP), Prof. Dr. Giovani L. Vasconcelos (UFPE) e Prof. Dr. Raimundo Nogueira da Costa Filho (UFC).

workshop.jpg

Observe uma evolução da logo, que significa:

O fulereno representando o Sol, expressa abundância na natureza.

As ligas metálicas da ponte, representa uma rede de difração da dupla fenda.

A fita verde, é o padrão de interferência; uma função gaussiana projetada na ponte.

ENTRE EM CONTATO

Programa de Pós-Graduação em Física 

Centro de Ciências da Natureza - CCN/UFPI

Universidade Federal do Piauí

Teresina, Piauí – CEP. 64.049-550

 

ppgfisicaufpi@gmail.com

Tel: (86) 3215-5833

Obrigado pelo envio!

Siga-nos nas redes sociais

1.png
3.png
4.png
2.png
5.png

Copyright © PPG - Física UFPI – todos os direitos reservados.

IX Workshop da Pós-Graduação em Física da UFPI